Não Vivo Sem Cosméticos

Você está aqui: Home

Artigos

Specific Mask, Truss


Specific Mask, Truss

Recebi essa máscara há muito tempo e, aproveitando que estou em transição para o afro natural e meu cabelo demanda hidratações semanais, o que mais tenho usado são máscaras capilares. A marca Truss é voltada especialmente para uso em salão, mas também tem itens para o tratamento em casa. Relutei um pouco em usá-la por ser indicada para "todo tipo de cabelo". Sendo um produto específico, achei meio estranho... mas fui olhar os ingredientes e me convenci a experimentar. A Specific Mask contém: pantenol (tonifica os fios e fortalece), queratina (reestrutura a fibra capilar), colágeno hidrolisado (dá resistência e flexibilidade) e silicones (disciplina e forma uma película protetora. Não é permitida, portanto, para quem adota o no poo). É indicada para hidratações semanais em cabelos danificados, prometendo deixá-los macios, com brilho e vitalidade.

Deve-se lavar o cabelo com xampu e depois passar a máscara, deixando-a agir por 10 minutos e enxaguar. Custa entre R$ 50 e R$ 75/240g (dependendo do local de compra) e é encontrada mais facilmente em grandes salões de beleza, mas na internet também há lojas online que vendem.

  • O QUE FIZ: no primeiro uso, lavei com xampu (não lembro qual) e, em seguida, apliquei a máscara mecha a mecha, enluvando e massageando bem os fios. Não desembaraçou muito bem e demorei bastante para fazer isso. Depois do enxágue, precisou de um pouco de condicionador para ajudar a desembaraçar bem o cabelo. Deixou macio, mas deu bastante trabalho...
  • Na segunda vez, misturei com babosa e óleo de oliva. Melhorou bastante o deslizamento, mas ainda assim não fez o efeito que eu gostaria, que é de desembaraçar bem o cabelo.
  • Então, fiz outro teste que se mostrou ideal, e que você pode fazer em casa quando tiver um produto que fica devendo um pouco em hidratação ou que não deslize muito bem no seu afro/crespo/ressecado/quimicamente tratado... Usei: 5 colheres da máscara + 2 colheres (sopa) óleo de coco extravirgem + 2 colheres (sopa) óleo de oliva extravirgem + 1/2 colher (sopa) manteiga de karité pura.

OBS: a manteiga de karité é sólida então aqueci em banho-maria os óleos e coloquei a manteiga lá dentro, mexendo devagar até dissolver. Só então eu adicionei a máscara da Truss. Misturei bem e passei no cabelo já lavado e dividido em 6 mechas. Fui enluvando e desembaraçando cada mecha, com ajuda do pente (usei meu pente novo da Belliz, mas um sem cabo seria melhor porque com os óleos ele ficou escorregando na mão, difícil segurar pelo cabo...). Deixei por meia hora e enxaguei. Não foi necessário usar condicionador. E não, o cabelo NÃO FICA engordurado depois. Pelo menos o afro, que é naturalmente muito, muito seco.

Usei essa mesma mistura tanto fazendo no poo antes (lavei com o condicionador Aromacologie,/L'Occitane e depois usei a mistura) como lavando com xampu (xampu Aromacologie e em seguida apliquei a máscara "turbinada"). Em todas as vezes, deixei agir por pelo menos meia hora, porque 10 minutos para mim é muito pouco. Não faz nem tchum no meu cabelo...

  • O QUE ACHEI:

1- Tem boa consistência (não cai quando você vira o pote de cabeça para baixo) e rendeu umas 4 aplicações no meu cabelo, o que me surpreendeu dada a pouca quantidade de produto  (a embalagem contém apenas 240g). Claro que isso só foi possível porque misturei com outros ingredientes (com exceção da primeira vez em que usei pura).

2- Cheiro: não é um aroma lá muito bom, não. Tem cheiro de produto artificial, nada que lembre plantas ou qualquer cheiro mais atraente. Mas depois fica bem suave no cabelo, quase não dá para sentir. Portanto, nada que incomode.

3- Resultado final: o produto é bom, deixa os cabelos bem macios e ajuda a desembaraçar na  hora de enluvar, mas para mim isso só ocorreu quando  a misturei com outros ingredientes. A "mistura" mais satisfatória foi com óleo de coco, óleo de oliva e manteiga de karité pura. Dessa forma, dispensei até o condicionador pois o cabelo "derreteu" depois de usá-la, o pente passou tranquilamente entre os fios na hora do enxágue e ainda facilitou a aplicação de leave in (que também faço mecha a mecha agora que estou aprendendo a lidar com o afro natural).

Minha nota final é 8 porque a emoliência (a sensação de deslizamento e a facilidade de pentear) só veio com a adição de outros ingredientes e também pelo preço que é meio salgado, dada a pouca quantidade de produto. Se fosse mais barata, seria ótima para ter em casa, para ser "turbinada" com óleos, manteigas e vitaminas em hidratações profundas. Talvez para cabelos menos ásperos e menos secos ela funcione bem. Até acredito que, se eu estivesse com o cabelo todo relaxado, ela seria auto-suficiente... mas não é o caso então preciso avaliar de acordo com o estado atual do meu cabelo.

Espero que tenham gostado do teste e das dicas! Se mais alguém já usou o produto, pode contar aqui qual efeito teve em seu cabelo. Até mais!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar